clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/10/2006 11h03min

Campanha de Lula no RS será coordenada por comissão

Mudança foi provocada pela baixa votação do presidente no Estado

Depois de um dia inteiro de muitas especulações de que o coordenador da campanha de Lula no Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira (PT), seria substituído pelo candidato derrotado ao Senado Miguel Rossetto (PT), o partido chegou a uma solução salomônica. Valdeci continua no cargo, mas terá de dividir o espaço com mais quatro pesos-pesados: a deputada federal mais votada no Estado, Manuela D'Ávila (PCdoB), os deputados federais, Beto Albuquerque (PSB) e Henrique Fontana (PT), e Rossetto.

O grupo vai auxiliar Valdeci na luta pela reeleição de Lula. O prefeito de Santa Maria , que está licenciado, recebeu a orientação para "convidar" os companheiros, por volta das 20h de ontem, em telefonema do coordenador nacional da campanha, Marco Aurélio Garcia.

A notícia de que Valdeci seria trocado, a exemplo do que ocorreu em São Paulo e da região Nordeste (assumiram a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy e o ex-ministro da Articulação Política de Lula e governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, respectivamente), veio de dentro do próprio PT. O motivo para o afastamento de Valdeci seria a baixa votação de Lula no Estado.

A avaliação não estava totalmente errada. A idéia continua sendo a de reforçar a equipe do segundo turno com quem participou diretamente da eleição, ou seja, os candidatos, principalmente os que fizeram uma boa votação. No entanto, a coordenação nacional optou por manter Valdeci no cargo.

Fernando Menezes, coordenador regional do PT, defendeu que não é momento de desagregações:

– Temos de fazer esforços para construir unidade e deixar para novembro a discussão sobre as divergências.

Entre tantas dúvidas que rondaram o partido ontem, a única coisa que os petistas concordam é que é hora de unir forças. Nessa semana, acontecem muitas reuniões no Estado e em Santa Maria para definir as estratégias. A presidenta estadual do partido no Estado, Margarete Moraes, reforçou a idéia de que o partido está ampliando os apoios para o segundo turno.

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.