| 21/08/2002 22h40min
Demonstrando um futebol apático e com raras chances concretas de gol, o Figueirense perdeu por 3 a 0 para o Santos, nesta quarta, 21 de agosto, na Vila Belmiro, em São Paulo. A partida foi válida pela quarta rodada do Brasileirão 2002.
Ao contrário da equipe catarinense, o Peixe não decepcionou a torcida e seguiu ofensivo durante toda a partida. O Santos abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo após Leo aproveitar a sobra de um chute de Elano que bateu na trave.
No segundo tempo, o Figueirense veio com mudanças. Roberval Davino tirou Edu Manda e Marcelinho para a entrada de Selmir e Simplício, respectivamente. Não adiantou muito, pois o Santos cresceu ainda mais na partida.
Minutos depois a equipe paulista ampliou o placar. Aos dois minutos, Renato soltou uma bomba na entrada da grande área e fez o segundo.
O último e terceiro gol do Santos veio dos pés de Douglas, que tinha recém entrado em campo. Ele aproveitou um cruzamento de Robinho e chutou no canto esquerdo de Gustavo.
Com o resultado, o time catarinense acumula dois empates em 0 a 0 e duas derrotas no Brasileirão 2002. O placar desta quarta deixa o Figueirense na zona de rebaixamento da competição, na vice-lanterna, na frente do Paysandu.