| 28/09/2006 17h27min
O piloto brasileiro Jean Azevedo e seu mecânico Geraldo Lima embarcam nesta sexta para o Egito, onde disputarão a nona edição do Rali dos Faraós entre os dias 3 e 10 de outubro. A prova é válida pela sexta etapa do Mundial de Motos.
Esta edição do Faraós terá sete etapas, totalizando três mil quilômetros. O percurso fará um traçado no Egito: os pilotos partem do Cairo passando por Bahariya, Dakhla, Farafra, Siwa e retornam à capital egípcia, com chegada ao lado das pirâmides.
Jean, pentacampeão do Rali dos Sertões, estará competindo com a mesma KTM 660 que correu o Rali Dacar em janeiro de 2006, já equipada com os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli.
– Testei estes novos modelos na etapa maratona do Sertões, e comprovei que eles são perfeitos para etapas longas, como as que eu vou enfrentar no Egito e no Dacar – explicou o piloto.
Para o piloto brasileiro, a prova servirá de preparação para a edição de 2007 do Dacar, prevista para fevereiro.
– Consegui viabilizar minha participação. Quero treinar no deserto, melhorar minha pilotagem nas dunas. Vamos desenvolver a moto, especialmente a suspensão, para largar no Dacar mais confiante e com ritmo de prova, igualando as condições de meus principais adversários – disse o piloto.
Como os moldes da prova e os tipos de pista são semelhantes ao que a equipe enfrentará no Rali Lisboa-Dacar, esta experiência também é uma oportunidade para Jean praticar a navegação no deserto.
– No Dacar as ferramentas de navegação são limitadas, não é permitida a utilização de todos os recursos do GPS, dependemos apenas de sua bússola e de nossa capacidade – comentou Klever, companheiro de Jean na equipe Petrobras Lubrax.
O Faraós também contará pontos para o Mundial de Carros, mas as equipes que lideram a temporada, a Volkswagen e a Mitsubishi, não estão entre os inscritos. Nesta categoria, o Brasil será representado pela dupla Paulo Nobre e Luiz Palú, com um BMW.