| 27/09/2006 13h41min
No último sábado, o lateral-direito Cicinho sofreu uma lesão no joelho na vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Betis pelo Campeonato Espanhol. O jogador não volta aos gramados neste ano – a previsão é que o retorno aconteça apenas em março de 2007. Segundo informações divulgadas pelo clube espanhol, o jogador teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e já passou por cirurgia.
– Esse tipo de lesão acontece quando o atleta trava o pé em rotação externa no gramado, realizando um movimento de giro com o joelho – explicou o médico ortopedista Ari Zekcer, especialista em medicina esportiva e cirurgião de joelho.
– O atleta não consegue continuar pois a dor é muito intensa e o joelho fica sem firmeza.
Cicinho abandonou a partida aos 29 minutos do primeiro tempo, depois de sentir dores no joelho. Quando esse tipo de lesão ocorre em atletas profissionais, é praticamente obrigatória a reconstrução do ligamento, feita por meio de uma cirurgia por vídeo-artroscopia que utiliza uma fita no ligamento patelar.
– Os principais causadores de lesões ligamentares são as mudanças bruscas de direção, típicas dos jogadores de futebol, e as arrancadas ou freadas muito rápidas – completou Zekcer.