| 21/09/2006 22h05min
Documentário de estréia dos diretores Douglas Gordon e Philippe Parreno, ‘Zidane – Um retrato do século XXI’ (90 minutos) é uma das atrações do Festival do Rio de cinema. Com sessões marcadas para os dias 04 no Espaço Unibanco 2, às 22hs, e 05 de outubro na Cinemateca do MAM, às 19hs, o filme tenta revelar a face humana do ex-jogador Zinedine Zidane, que se aposentou do futebol após a Copa do Mundo da Alemanha. As informações são do site GloboEsporte.com.
Dezessete câmeras acompanharam todos os passos do francês durante uma partida do Real Madrid contra o Villarreal, válida pelo campeonato espanhol 2005-2006. Ao mesmo tempo, os diretores exploram os sons e as imagens de um estádio através do olhar do francês. Tudo com o objetivo de traçar um perfil psicológico do astro. Por ironia, nesta partida ele acabou sendo expulso, assim como na final da Copa.
O filme foi lançado durante o festival de documentários de Edimburgo, o mais importante do mundo. Segundo o diretor, Zidane foi escolhido como personagem central por ser uma figura carismática, apesar de seu temperamento reservado, e um imortal do futebol.