| 21/09/2006 12h04min
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), elogiou a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de afastar da coordenação de sua campanha o presidente do PT, Ricardo Berzoini. Segundo Ideli, Lula agiu rapidamente e só não havia tomado a decisão antes porque estava fora do país. Ela preferiu não opinar sobre um possível afastamento de Berzoini da presidência do PT. Ideli disse que cabe à Executiva do partido tomar essa decisão.
A líder do PT cobrou investigação sobre o conteúdo do dossiê que seria comprado por membros do PT que acusavam o tucano José Serra de envolvimento com a máfia do sanguessugas. E provocou o PSDB, exigindo do partido uma posição sobre as denúncias contra Serra.
– Que posição o PSDB vai adotar? Vai tapar o sol com a peneira como fez com o Edurdo Azeredo, como escreveu Fernando Henrique Cardoso? Espero que eles tenham posição clara em defesa das investigações como nós estamos fazendo – disse.
Ideli classificou de factóide a proposta do senador Heráclito Fortes (PFL-PI) de criar uma CPI para investigar os repasses do governo federal para ONGs ligadas ao PT, e defendeu que todas as investigações sejam feitas pela CPI dos Sanguessugas.
Ideli disse que conversou nesta quinta-feira com Lula e que o presidente pediu que ela continue firme na defesa do governo no Senado. Perguntada se Lula teria dito algo sobre ter sido traído por amigos no episódio dos dossiês, a petista disse que foi uma conversa rápida e que o presidente não falou isso.
AGÊNCIA O GLOBO