| 20/09/2006 19h57min
O coordenador da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo e principal nome do PT na região do ABC, Hamilton Lacerda, disse nesta quarta que procurou a revista IstoÉ para oferecer entrevista em que os empresários Darcy Vedoin e Luiz Antônio Vedoin divulgaram um dossiê contra José Serra, adversário de Mercadante na disputa pelo governo de São Paulo, e Geraldo Alckmin, candidato tucano a presidente.
Em nota, Hamilton Lacerda disse que foi procurado por Jorge Lorenzetti, apontado como o mentor da operação, para entrar em contato com algum órgão de imprensa. Lacerda disse que agiu "por livre e espontânea vontade" e que Mercadante não tinha conhecimento das negociações. Lorenzetti integrava o comitê de campanha de Lula, chefiando um núcleo de informações e inteligência.
Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, Mercadante informou que pediu o afastamento de Lacerda do cargo e disse que o petista quebrou sua confiança.
Segundo a revista, Lacerda, apresentando-se apenas como Hamilton do PT, foi pessoalmente à redação do veículo no dia 7 para dizer que os Vedoin tinham interesse em divulgar um "farto material" que comprometeria os tucanos. Lacerda informou ainda que os Vedoin tinham material com fotos e vídeos que atingiria o ex-ministro da Saúde Barjas Negri. A IstoÉ confirmou a identidade e a passagem do petista pela redação.
Na campanha de Mercadante, Lacerda era responsável pela coordenação do setor de comunicação, cuidando desde os programas de TV ao relacionamento direto com a imprensa. Uma semana depois da ida à redação da IstoÉ, Lacerda telefonou informando que o advogado dos Vedoin teria autorizado a entrevista. A revista nega ter negociado valores com os empresários em troca da divulgação do dossiê.
Nascido em São Caetano do Sul (SP), Lacerda tem 40 anos, é formado em engenharia mecânica e é ex-líder estudantil da Unicamp. Depois de se formar, voltou para sua cidade, onde foi vereador por três mandatos. No fim dos anos 80, aproximou-se do grupo de sindicalistas ligados a Lula e ao núcleo fundador do PT. Em julho, Lacerda substituiu Chico Macena na coordenação dos programas de TV de Mercadante.
AGÊNCIA O GLOBO E CLICRBS