| 20/09/2006 15h03min
Maior competição nacional de atletismo, o Troféu Brasil começa a ser disputado em São Paulo nesta quinta, contando com os principais nomes nacionais da modalidade. A explicação para a presença de estrelas do porte de Jadel Gregório, Fabiana Murer, Vicente Lenílson, André Domingos e Maurren Maggi é simples: a disputa paulista, que também vale como Campeonato Brasileiro da modalidade, é uma espécie de largada para os Jogos Pan-americanos de 2007.
Neste momento, mais de 80 atletas estão pré-convocados para defender o Brasil em julho do ano que vem no Rio de Janeiro. Para continuar perto da vaga, porém, eles não poderão decepcionar na competição, que também é seletiva para o Campeonato Sul-Americano, marcado para a Colômbia, a partir do próximo dia 28.
– O Troféu Brasil será uma das grandes possibilidades de avaliação do atletismo a caminho do Pan – explicou o treinador Nélio Moura, que também integra o Conselho Técnico da CBAt. Os representantes brasileiros no Pan serão os líderes do ranking e os vencedores do Troféu Brasil 2007, que no ano que vem será antecipado.
– Estou treinando cada vez melhor e espero fazer uma boa competição esta semana – comentou Maurren, que espera marca entre 6,50m e 6,60m no salto em distância, sua especialidade. Resultado conservador para quem saltou 6,85m (na Colômbia, em julho) depois de ficar três anos fora das pistas.
Vice-campeão mundial nos 400m em 1999, Sanderlei Parrela procura ainda não se focar no Pan: no momento, ele espera correr sua especialidade na casa dos 45s e se classificar para o Sul-Americano. Seu melhor resultado em 2006, porém, foi 46s22 durante o GP de Fortaleza, em maio.
– Desde que voltei da Europa, há mais ou menos 15 dias, estou treinando em Presidente Prudente. Senti uma pequena contratura na coxa (região posterior), melhorei, mas logo em seguida senti uma contratura na panturrilha. Por estar em fase de recuperação, acabei não correndo nos Jogos Abertos. Agora está tudo bem e espero, no Troféu, colher os frutos dos treinamentos feitos na Europa – comentou.
Em ascensão, Fabiana Murer promete não decepcionar a torcida paulista.
– Acho que vocês podem esperar um bom resultado. Estou bastante ansiosa para competir no Brasil – afirmou a atleta, que no último final de semana ficou com a prata na Copa do Mundo de Atletismo, perdendo apenas para a recordista mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva.
– Gosto desta pressão – garantiu Murer, atual recordista sul-americana.