| 16/08/2002 22h46min
O Criciúma não jogou bem e perdeu na noite desta sexta, 16 de agosto, para o América (MG), por 3 a 1, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. A primeira derrota do Tigre no Campeonato Brasileiro da Série B começou a ser desenhada no início do primeiro tempo.
Após mostrar iniciativa nos 10 minutos iniciais, o Tigre não conseguiu manter o mesmo ritmo. Com um esquema forte de marcação, o América passou a controlar a partida e construiu a vitória ao natural. Aos 11 minutos Edmundo cobrou uma falta na trave. A insistência do América foi premiada aos 28 minutos. Tucho cobrou escanteio e Edmundo escorou para o gol. Apenas dois minutos depois Tucho recebeu um passe de Tércio, entrou na área e chutou forte para decretar 2 a 0.
Desnorteados em campo, os jogadores do Criciúma erraram muitos passes e poucas vezes ameaçaram o adversário. No segundo tempo a situação piorou ainda mais. Nem a entrada de Juca no lugar de Dejair ajudou a equipe.
Aos 12 minutos a defesa parou e Tucho entrou sozinho para marcar o segundo dele e o terceiro na partida. A expulsão de Edinho aos 20 minutos acabou com as poucas esperanças que o Criciúma ainda tinha de chegar ao empate. O América passou a administrar a partida e por pouco não chegou ao quarto gol. No final, aos 42 minutos, o atacante Delmer tabelou com Cléber na área e diminuiu para o Tigre.
MÁRCIO MIRANDA ALVES/DIÁRIO CATARINENSE