| 10/09/2006 15h59min
O último dia do Troféu Brasil de natação registrou mais um recorde sul-americano, desta vez com Felipe Lima. Ele conseguiu a boa marca nos 100m peito, com o tempo de 1min01s56. O recorde antigo pertencia a Henrique Barbosa, obtida em maio deste ano, no Troféu Finkel, com 1min01s65.
– Estou feliz demais. Bater o recorde sul-americano é algo que venho buscando há muito tempo. Finalmente consegui – disse Felipe Lima, de 21 anos, natural de Cuiabá, no Mato Grosso. Ele é o primeiro mato-grossense recordista sul-americano na natação.
César Cielo foi outro destaque da competição. Ele terminou com cinco medalhas de ouro, uma delas conquistada neste domingo, nos 100m livre. Cielo já havia batido o recorde do campeonato nas eliminatórias, mas voltou a baixar o tempo ao cravar 48s82, próximo ainda do recorde sul-americano (48s69), que pertence a Fernando Scherer desde 1998.
– Estou contente com os resultados. Nunca tinha vencido um Troféu Brasil e vieram logo cinco medalhas de ouro. Achei que tinha chegado no auge da temporada, em agosto, no Pan-pacífico e nunca esperava tempos tão bons. A meta agora é o Pan, embora eu ache que ele será uma conseqüência da minha evolução. Estou empolgado para treinar e competir – disse Cielo.
Já Leo Guedes, de 17 anos, provou que é mesmo uma das boas revelações do país. Ele venceu os 100m costas com 55s85, batendo o recorde de campeonato e colocando seu nome entre os cotados para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Ele havia feito bonito no próprio Parque Aquático Júlio de Lamara, há duas semanas, quando conquistou a medalha de prata na mesma prova do Mundial Júnior.
GAZETA PRESS