| 06/09/2006 16h08min
Quarto colocado no Mundial da Alemanha e vice-campeão da última Eurocopa, Portugal estreou com empate nas eliminatórias da edição 2008 da competição européia de seleções. Jogando fora de casa, o time de Luiz Felipe Scolari começou perdendo e, ao final, conseguiu empatar em 1 a 1 com a Finlândia, somando seu primeiro ponto no Grupo A.
Já a Finlândia, que venceu a Polônia na estréia, por 3 a 1, chegou aos quatro pontos na chave e assumiu a primeira colocação ao menos provisória, já que a Sérvia – que também venceu na estréia – ainda joga contra os poloneses nesta quarta.
Em campo, a Finlândia saiu na frente aos 21 minutos do primeiro tempo. No lance, Johansson recebeu passe da esquerda e chutou de primeira, sem chances de defesa para o goleiro Ricardo. Contudo, o empate de Portugal veio ainda na primeira etapa, aos 41 minutos, quando Deco avançou pelo meio de campo e passou para Nuno Gomes, que tocou na saída do goleiro finlandês.
Já no segundo tempo, a seleção portuguesa viu sua reação ser barrada com a expulsão de Ricardo Costa, aos 9 minutos, após carrinho violento no meio de campo. Mesmo assim, o time visitante não deu sossego para os finlandeses e buscou o ataque até o final, mas acabou não conseguindo marcar o gol da virada.
Além disso, mais dois jogos completaram o Grupo A das eliminatórias nesta quarta-feira. Mesmo longe de sua torcida, a Bélgica conseguiu sua primeira vitória – já que tinha empatado na estréia – diante da seleção da Armênia, por 1 a 0. O único gol do jogo, aliás, foi marcado por Buyten, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Por fim, em casa, o Azerbaijão também empatou em 1 a 1 com o Cazaquistão, somando seu primeiro ponto em duas rodadas. O Cazaquistão, por sua vez, tem dois pontos ganhos, já que empatou com a Bélgica na primeira partida.
Agora, a seleção de Portugal pega o Azerbaijão no próximo dia 7 de outubro, em casa. No mesmo dia, a Bélgica enfrenta fora de casa a Sérvia e o Cazaquistão joga com a Polônia em casa.
GAZETA PRESS