| 01/09/2006 10h22min
Em reunião do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nesta sexta, foi aprovada a pré-candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. Por enquanto, outras duas cidades estão no páreo: Madri, que perdeu a disputa para receber os Jogos de 2012, e Tóquio.
O anúncio da decisão foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, logo após o término da reunião da assembléia da entidade. O prefeito do Rio, Cesar Maia, já foi informado pelo COB do resultado
A base da candidatura carioca é a estrutura do Pan. Segundo as últimas inspeções da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), a cidade vem se preparando de maneira exemplar para o evento de 2007.
– Os Jogos Pan-Americanos provêm uma oportunidade única para o Brasil sediar os Jogos Olímpicos. A experiência e o legado que estamos adquirindo, além das instalações que estão prontas ou em andamento serão fundamentais para esta conquista – destacou Nuzman.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) começa a análise dos candidatos no segundo semestre de 2007, logo após a realização do Pan. De acordo com o calendário do COI, o anúncio da sede das Olimpíadas 2016 acontecerá em outubro de 2009. A cidade é candidata à sede pela terceira vez. Concorreu aos Jogos de 2004 e 2012, mas não conseguiu sequer entrar na fase final da disputa.
GAZETA PRESS