| 31/08/2006 13h15min
O técnico Lisca, do Inter B, destacou hoje jovens promessas coloradas durante a entrevista online concedida ao clicRBS no início desta tarde. Uma delas, já citada até mesmo pelo presidente do clube Fernando Carvalho, reúne características semelhantes às de Rafael Sobis. Trata-se do Alexandre Pato, de 16 anos. O atacante tem chances de ganhar uma oportunidade no time principal provavelmente no início da próxima temporada.
Lisca diz que Pato tem um estilo de jogo similar, porém é mais técnico, busca o drible e o enfeite nas jogadas. O outro destaque é o meia Caio, de 20 anos, uma aposta da direção do Inter.
– Caio tem boa movimentação, bom passe, porém sua principal característica é a penetração e a definição das jogadas – afirma o técnico.
O Inter B está na liderança do Grupo 1 da Copa FGF, com 15 pontos. Nessa quarta, o Colorado empatou com o Juventude B em 1 a 1 no Beira-Rio.
Confira a íntegra da entrevista
online:
Pergunta de Internauta – Quando o
Alexandre Pato será lançado no time principal?
Lisca – Muito provavelmente no início da próxima temporada.
Pergunta de Internauta – E o Pato é bom mesmo? Ou é exagero do presidente Fernando Carvalho?
Lisca – É bom mesmo.
clicRBS – Inicialmente, gostaria que você fizesse uma avaliação da campanha colorada na Copa FGF.
Lisca – No inicio da competição a campanha está muito boa, mas não podemos esquecer que o principal objetivo da participação no campeonato é a formação e a experiência adquirida pelos jogadores dentro da disputa.
clicRBS – Lisca, quando foi que o Cleiton Xavier voltou ao Beira-Rio?
Lisca – No inicio do mês de agosto, inclusive está viajando para integrar a delegação no Rio de Janeiro
Pergunta de Internauta – Algum zagueiro do time B tem condições de figurar no time de
cima?
Lisca – Já existem alguns jogadores participando da equipe principal, como
Danny Moraes e João Guilherme. Na equipe B atualmente estão jogando os dois zagueiros campeões sub-20, Cauê e Cristian, que estão se saindo muito bem
Pergunta de Internauta – Vi o Abu jogar no Campeonato Brasileiro sub-20, achei um bom jogador ele tem fututo no Inter?
Lisca – Bastante futuro. É um jogador versátil contrariando a teoria que jogadores africanos não tem cultura tática, além do mais tem uma constituição física privilegiada.
Pergunta de Internauta – O Abu pode ser comparado a qual jogador do elenco principal?
Lisca – Não tem nenhum jogador com as características dele.
clicRBS – Como foi o aproveitamento do jogador Chiquinho, agora no Palmeiras, pelo Inter B?
Lisca – Chiqueinho jogou quatro jogos pelo Inter B indo muito bem nos dois primeiros, mas depois com os problemas enfrentados pelo
jogador o seu rendimento caiu devido a confusão momentânea da sua carreira.
Pergunta de
Internauta: Temos algum "fenômeno" nas categorias de base, ou apenas jogadores de grupo? Alguém do tipo Daniel Carvalho, Nilmar, Sobis?
Lisca – Tive oportunidade de trabalhar com todos os jogadores citados e posso afirmar que no Internacional existem jogadores que podem chegar ao mesmo nível destes.
Pergunta de Internauta – E esse jovem Ramon poder suprir a ala esquerda, no lugar do Chiquinho?
Lisca – Pode, com certeza.
clicRBS – O time B do Inter é composto por jogadores do sub-20? Ou os jogadores deixam o time sub-20 para integrar o Inter B?
Lisca – O time B é composto por alguns jogadores profissionais que não são aproveitados no plantel principal (seis jogadores) alguns jogadores que estão no plantel principal, mas não estão relacionados e completado por jogadores da categoria sub-20 (14 jogadores).
clicRBS – Lisca, o atacante Pato
reúne mesmo características semelhantes de Rafael Sobis ?
Lisca – Bastante
semelhantes, porém Rafael ainda é um pouco mais objetivo (conclusões) e o Alexandre um pouco mais técnico.
clicRBS – O Inter venderá o meia Taianan ao Senec da Eslováquia. É complicado impedir esse assédio de fora também sobre os juniores?
Lisca – Provavelmente sim, seu procurador estava resolvendo este assunto hoje pela manhã. Muitas vezes esse assedio é importante para o clube, pois alguns jogadores não tem espaço no clube que por sua vez investiu em sua formação e acaba tendo um retorno financeiro interessante para o clube.
Pergunta de Internauta – Lisca, e o Luiz Adriano? Até agora não mostrou ao quê veio. Claro, teve poucas oportunidades, mas não vem bem. O que você acha dele?
Lisca – É uma questão de oportunidade, pois no sub-20 e no time B, o atleta mostra diariamente que está pronto para receber uma chance.
Pergunta de Internauta – Qual meia tem
condições de surgir como jogador cerebral, que nem o Ricardinho que era do
Corinthians, no futuro?
Lisca – Realmente este meia cerebral anda em falta no mercado, acredito até mesmo pela maneira que as equipes estejam jogando atualmente (transição rápida, defesa-ataque) surgido um meia-atacante com tarefas de penetração e acompanhamento dos atacante.
Pergunta de Internauta – E o Ricardo Jesus é matador mesmo?
Lisca – Foi goleador da equipe B na segundona gaúcha com 26 gols em 38 jogos. Tem características de área, porém uma boa técnica para tabelas, paredes e pivôs sendo diferenciado por isso.
Pergunta de Internauta – Algum meia tem condições de ser a peça criativa do time no futuro? Aquele camisa 10 clássico, de passe preciso e controle de jogo?
Lisca – Temos um jogador no qual acreditamos muito, que se chama Caio.
Pergunta de Internauta – Como ocorre a decisão sobre onde o jogador vai jogar no time principal
ou no time B? O Abel toma essa decisão sozinho?
Lisca – O professor Abel,
juntamente com sua comissão técnica, através de observações, treinamentos e relatórios da equipe B.
Pergunta de Internauta – Lisca, você pretende seguir uma careira de técnico com a sua comissão? Por exemplo, assumir o 15 de Novembro ou a Ulbra e fazer uma boa campanha no Gauchão para depois poder ser reconhecido aqui no sul e futuramente no Brasil?
Lisca – Sim, pretendo.
Pergunta de Internauta – O Caio tem esse perfil de meia de criatividade, bom passe, movimentação?
Lisca – Caio tem boa movimentação, bom passe, porém sua principal característica é a penetração e a definição das jogadas.
Pergunta de Internauta – E o Rafael Porcellis? Muito se falava dele, porém o mesmo nunca surge na equipe B. O que podemos esperar?
Lisca – Porcellis está na equipe júnior, poderia estar na equipe B, mas como temos como filosofia termos uma equipe de
júnior forte e aqueles jogadores que no momento não são titulares da equipe B e têm um bom
potencial ficam no júnior e na equipe B trabalham alguns jogadores mais novos com mais tempo para evolução.