| 31/08/2006 11h08min
Nesta quarta, com visitas à Vila Parapan-Americana e ao Complexo Esportivo do Autódromo, terminou a vistoria do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) ao Rio de Janeiro. Xavier González, secretário-geral do IPC, e David Grevemberg, diretor de esportes, passaram pelas obras dos locais, que hospedarão as competições de natação e basquetebol para cadeirantes, com uma impressão positiva.
– Estamos impressionados com as instalações e com o andamento da organização dos Jogos. Vamos embora com a certeza de que o mundo aprenderá com o modelo criado aqui. O sucesso do Rio terá impacto em nível mundial – declarou Xavier González.
Também nesta quarta, o IPC e o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (Co-Rio) assinaram o contrato oficial para sediar o Parapan. Segundo o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, a proposta é organizar o evento nos mesmos moldes dos Jogos Paraolímpicos.
– Este é um enorme legado para o Esporte Paraolímpico não só do Brasil, mas de toda a América – explicou o dirigente brasileiro.
Também nesta quarta, o Co-Rio aproveitou as solenidades para lançar a logomarca oficial do Parapan. Fazendo referência ao Pão de Açúcar, o desenho representa um atleta paraolímpico em movimento, dando forma a uma estrela.
– É exatamente esta alegria que queremos atrelar ao esporte paraolímpico. O esporte cria sempre uma atmosfera positiva e contagiante – elogiou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto.
GAZETA PRESS