| 30/08/2006 21h28min
O Inter foi até Recife e venceu o Santa Cruz por 2 a 0 nesta quarta, dia 30, no Estádio do Arruda, em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. Fernandão fez o primeiro de cabeça, nos minutos finais da primeira etapa, e Adriano marcou o segundo, depois de um belo chute no início do segundo tempo.
Com a vitória, o Colorado chega aos 34 pontos, com 56,7% aproveitamento. O time de Abel Braga tem a melhor campanha entre os participantes da competição nas partidas disputadas fora de casa, com 60% – em 10 jogos, foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas. O Inter ainda tem um jogo a menos que a maioria dos adversários.Com o desfalque de última hora de Fabinho, que sentiu uma lombalgia, o técnico Abel Braga iniciou a partida contra o Santa no esquema 3-5-2. Ediglê entrou no time para compor o trio defensivo com Fabiano Eller e Índio. Márcio Mossoró e Adriano continuaram como responsáveis pela armação de jogadas do time, enquanto Perdigão, cotado durante a semana para assumir a titularidade, seguia no banco de reservas.
Apesar de terminar a primeira etapa em vantagem no marcador, a estratégia do comandante colorado não deu muito certo. Edinho ficou sobrecarregado na marcação no meio-campo, possibilitando que o Santa Cruz armasse com mais tranqüilidade os ataques e comandasse as ações durante os primeiros 45 minutos.
O Colorado chegou apenas duas vezes com perigo ao gol de Guto, todas elas graças a força do atacante Fernandão no jogo aéreo. Aos 21 minutos, Márcio Mossoró protegeu muito bem uma bola pela direita e a alçou na área para o arremate, à esquerda da meta adversária, do capitão colorado. Aos 42, o lance que originou o primeiro gol do Inter. Iarley sofreu falta pela direita, Ceará levantou com perfeição no segundo pau e Fernandão saltou para abrir o marcador no Arruda. O goleiro Guto praticamente não tocou na bola durante todo o primeiro tempo.
O lanterna do Brasileirão só não marcou seu gol no campeão da América por absoluta falta de qualidade de seus atacantes. Aos sete minutos, Márcio Mexerica recebeu de costas para o gol, já dentro da área, e recuou para o arremate de Washington. O chute saiu forte, mas passou à direita da meta de Clemer com muito perigo.
Aos 36, quem perdeu a chance foi o meio-campista Júnior Maranhão. Em um lance muito rápido, depois de uma cobrança de falta, o jogador se viu diante de Clemer. O goleiro colorado conseguiu inteceptar o primeiro chute e a zaga se encarregou de desarmar Osmar, que se preparava para pegar o rebote.
Com a vantagem no placar, Abel Braga voltou do intervalo com Perdigão na vaga de Mossoró para corrigir o problema de marcação na meia-cancha. Outro que entrou foi o colombiano Rentería, no lugar de Iarley.
Mas a principal mudança no segundo tempo ocorreu com Adriano. O jogador começou a aparecer mais para o jogo e, logo aos oito minutos, marcou um golaço. O meia-atacante recebeu pela direita completamente livre. Invadiu a área com a bola sob seu domínio e, com a parte de dentro do pé, colocou-a fora do alcance do goleiro Guto.
Com a pressão da torcida, o Santa Cruz partiu para cima do Inter. Para azar dos pernambucanos, Clemer estava em uma noite muito inspirada e segurou todas as jogadas perigosas armadas pelo time da casa.
No próximo sábado, o Colorado terá mais uma batalha fora de casa pelo Brasileirão. O time enfrenta o Flamengo, às 18h10min, no Maracanã, e espera manter a ótima campanha longe do Beira-Rio.
VINICIUS REBELLO