| 30/08/2006 20h28min
O técnico Alfio Basile ainda não definiu quem ficará com a braçadeira de capitão da Argentina no amistoso do próximo domingo contra o Brasil, em Londres. A partida marca a estréia da nova passagem do ex-treinador do Boca Juniors pela seleção alviceleste.
Três jogadores são os mais cotados para assumir a função. O favorito é o goleiro "Pato" Abbondanzieri, titular na Copa do Mundo da Alemanha e o jogador mais velho do plantel. Contra ele, a predileção de Basile por capitães que atuam no meio-campo.
– Prefiro que o capitão esteja no meio-campo. O goleiro fica muito longe dali – disse o treinador ao jornal esportivo Olé.
Mas Abbondanzieri também tem pontos a seu favor. Foi ele o capitão do treinador no início de seu ciclo no Boca Juniors. Além disso, em sua passagem anterior pela alviceleste, ele deu a braçadeira para Goycochea. Os goleiros Fillol, do Racing, e Passet, do San Lorenzo, também foram os eleitos pelo treinador, em 1988 e em 1998, respectivamente.
Outros dois jogadores correm por fora na “disputa” pela condição de líder máximo do time. São eles o zagueiro Gabriel Milito, do Zaragoza, e o volante Javier Mascherano, dispensado do Corinthians nesta quarta. Ambos encarnam o espírito guerreiro do futebol argentino, bem ao gosto do treinador.
Certo mesmo é que a escolha de Basile só será conhecida em Londres. O técnico embarcou nesta quarta para a capital inglesa junto com o restante de sua comissão técnica e terá muito tempo durante a viagem para decidir quem será o sucessor de Sorín, o capitão de José Pekerman no Mundial da Alemanha.