| 20/08/2006 17h53min
Os comandados de Ivo Wortmann não conseguiram seguir neste domingo a recomendação do treinador: pontuar fora de casa. Em uma fraca atuação, o Juventude perdeu por 4 a 1 para o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, pela 18ª rodada do Brasileirão. Wendel, Ramalho, Lúcio e Rinaldo fizeram os gols do time da casa; e Alexandre marcou para o Ju. O time gaúcho segue com 22 pontos na tabela de classificação, enquanto a equipe cearense alcançou os 20.
Nos primeiros 45 minutos, o adversário esteva longe de parecer uma equipe da zona de rebaixamento. O Fortaleza não fez uma grande exibição, mas buscou mais chances de gol (a primeira delas logo aos 40 segundos em um cruzamento da direita que Finazzi não conseguiu concluir). Já o Alviverde errava muitos passes e mostrava pouca força ofensiva, com atuações apagadas de Christian e Leandrinho.
Melhor em campo, o Leão abriu o placar aos 16 minutos. Em reposição do goleiro André, Alexandre perdeu a bola e Wendel não desperdiçou, mandando uma bola no meio do gol: 1 a 0.
A desvantagem no placar durou sete minutos para o Alviverde. Wellington fez levantamento para a área, em busca de Christian. O atacante dominou e deu um excelente passe para Alexandre, que se redimiu do erro e igualou o escore no Presidente Vargas.
Após o gol, entretanto, os erros persistiram no time gaúcho. Aos 41 minutos, a zaga alviverde se abriu, Finazzi teve a chance de lançar para Ramalho, que arrancou livre pela direita e mandou para as redes do camisa 1 André. O time da casa passava à frente.
Na segunda etapa, Wortmann sacou Ernani para a entrada de Éder Ceccon, com o intuito de dar mais velocidade ao ataque. Nos primeiros minutos funcionou e o Ju chegou mais, especialmente arriscando em jogadas aéreas. Mas o gol surgiu do lado adversário. Aos 35 minutos, Fabrício bobeou, Finazzi apareceu e roubou a bola. O atacante entregou para Lúcio entrar livre na área e decretar o 3 a 1.
O Fortaleza ainda ampliou nos acréscimos. Em outro erro da defesa do Alviverde, desta vez de Igor, Rinaldo, livre, pegou a bola e determinou a goleada: 4 a 1.
Apesar do erro do árbitro Cláudio Luciano Mercante Júnior, que aos 32 minutos deu cartão amarelo para Christian por simular um pênalti que realmente ocorreu, o Fortaleza mereceu a vitória. O Juventude pecou pelos inúmeros erros de sua defesa e ineficiência do ataque. Ivo Wortman terá que arrumar a casa até a próxima quarta, quando o Alviverde recebe o Corinthians, às 22h, no Alfredo Jaconi.
Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br