| 19/08/2006 14h02min
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, informou na manhã desta sábado que a comissão investigará o suposto envolvimento do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) com o esquema de compra de ambulância com emendas superfaturadas. Antero, candidato ao governo do Estado nestas eleições, teve seu nome citado pelo empresário Luiz Antônio Vedoin em entrevista que o dono da Planam concedeu à revista Veja e publicada neste final de semana.
Segundo Vedoin, Antero coordenava as emendas de bancada de seu Estado junto com o deputado Lino Rossi (PP-MT), incluído no relatório parcial da CPI e que até desistiu de disputar a reeleição.
No início dos trabalhos da CPI, o nome do senador tucano chegou a ser citado, mas, naquele momento, nada teria sido encontrado contra ele. Gabeira gravou uma declaração em vídeo isentando Antero de culpa, veiculada na campanha eleitoral do senador em Mato Grosso. Agora, Gabeira quer que a CPI o investigue e irá fazer essa proposta à comissão na próxima segunda-feira. O deputado quer que Antero suspenda imediatamente a exibição da declaração que deu a favor do senador para o seu programa eleitoral.
– Vamos ouvir novamente o Vedoin e pedir explicações ao Antero. Gravei o vídeo até para evitar que houvesse exploração política quando o nome dele surgiu. Sou o primeiro, agora, a pedir que ele seja investigado. E o Antero está impedido de usar meu depoimento em sua campanha – disse Gabeira.
Antero Paes de Barros é o segundo candidato ao governo de Mato Grosso envolvido no escândalo das sanguessugas. A primeira foi a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que renunciou à vaga no Conselho de Ética do Senado esta semana.
AGÊNCIA O GLOBO