| 19/08/2006 10h55min
Com uma mistura de jogadores que estão se destacando agora no vôlei e outros que já fizeram seu nome, o Brasil teve problemas de entrosamento neste sábado, mas mostrou sua superioridade técnica e bateu Portugal por 3 sets a 1, parciais de 22/25, 25/20, 25/21 e 25/18, em partida realizada em Fortaleza, pela Liga Mundial.
O último ponto da partida foi do gaúcho Lucas, que garantiu a vitória por 25 a 18 no set. Com o resultado, os lusos alcançam a 10ª derrota na competição. Portugal apenas a Finlândia, em casa.
Seis jogadores do grupo desta Liga Mundial nem foram relacionados para a partida: André Heller, André Nascimento, Rodrigão, Ricardinho, Giba e Dante. Eles se encontram na Itália, onde treinam para a fase final da Liga, que será realizada na Rússia a partir da próxima quarta. Assim, atletas que ainda não haviam entrado em quadra no torneio, como o levantador Bruno Rezende e dos atacantes Evandro e Lucas, ganharam uma
oportunidade.
Bernardinho optou por uma formação inicial com Marcelinho, Ânderson, Samuel, Gustavo, Sidão e Escadinha. Nervosa, porém, a equipe errava muitos passes, dificultando o trabalho do levantador e, consequentemente o ataque. Em busca de sua segunda vitória na competição, Portugal, que não conta mais com o técnico brasileiro Chico dos Santos desde a última segunda-feira, se empolgou e venceu o primeiro set por 25/22.
O treinador brasileiro então pediu mais força no ataque e no saque. Liderados por Escadinha, que assumia a função de acalmar os mais novos, os brasileiros corresponderam e empataram o duelo ao fazer 25/20 no segundo set. Na etapa seguinte, o bloqueio começou a aparecer e o Brasil virou a partida com um 25/21 no placar. Mais calmos, os jogadores nacionais não tiveram muitos problemas para fechar o duelo em 3 sets a 1.
– Começamos sem nos encontrar, passando mal e sacando mal. Quando os atacantes como o Samuel começaram a dar a sua contribuição, o time se encontrou. O equilíbrio desta seleção depende do ataque – comentou o técnico Bernardinho, após a partida.
Com esta vitória, o Brasil segue como o único time invicto nesta Liga Mundial. Há mais de um ano, a equipe de Bernardinho não é derrotada: a última vez que isso aconteceu foi na final da Copa América, em 7 de agosto 2005, diante dos Estados Unidos por 3 sets a 2. Brasil e Portugal voltam a se enfrentar neste domingo, a partir das 10 horas da manhã, novamente em Fortaleza.
Completam a rodada do domingo, Argentina e Finlândia, pelo Grupo B, o do Brasil. Rússia e Itália se enfrentam pela chave C, a Polônia pega o Japão, jogo do Grupo A, e Egito e Bulgária jogam pelo D.
GAZETA PRESS