| 18/08/2006 19h55min
O PT informou hoje que ingressará com embargo de declaração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esclarecer a responsabilidade pessoal e individual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação que o condenou a pagar multa de R$ 900 mil por crime eleitoral. Segundo o Globo Online, o embargo vai pedir que seja feita uma individualização da multa.
O objetivo é saber se o presidente é o único que pode ser responsabilizado ou se a multa pode ser estendida a outros e qual a pena de cada um. O PT informou, ainda, também de acordo com o Globo Online, que vai entrar com recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal alegando inconstitucionalidade da decisão do TSE.
O presidente Lula não quis comentar o assunto. Perguntado sobre a questão, o presidente disse que seus advogados estão a estudando.
– Não vou comentar sobre isso, porque o caso está nas mãos dos advogados e ainda cabem recursos à decisão do TSE – afirmou nesta sexta, em São Paulo, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, no hotel Sofitel.
O candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin defendeu a decisão do TSE. Segundo Alckmin, os cofres públicos devem ser ressarcidos por uso indevido de recursos federais para fazer campanha eleitoral.