| 15/08/2006 23h26min
Inter e São Paulo fazem nesta quarta a final da Libertadores 2006, a segunda decisão consecutiva da competição continental entre dois times brasileiros. Gaúchos e paulistas fizeram campanhas parecidas. O time gaúcho perdeu menos, mas o paulista ganhou mais. Ambos, porém, conquistaram o mesmo número de pontos, considerando três por vitória e um por empate, na trajetória até aqui. O São Paulo obteve oito vitórias, um empate e três derrotas, enquanto o Inter somou sete vitórias, quatro empates e uma derrota.
As duas equipes brasileiras jamais se enfrentaram pelo torneio sul-americano. Até hoje, o Inter jogou 14 vezes contra equipes brasileiras na Libertadores e obteve três vitórias, contra seis derrotas e cinco empates. O time gaúcho disputa a final da máxima competição sul-americana pela segunda vez na história. Em 1980, perdeu o título para o Nacional, do Uruguai, após um empate em casa e uma derrota em Montevidéu.
O São Paulo, por sua vez, já jogou 24 vezes contra times do país pelo torneio, totalizando 10 vitórias, 11 empates e três derrotas. Contra brasileiros, a equipe paulista não perde pela Libertadores há quase 15 anos. O último revés foi contra o Criciúma em 1992, por 3 a 0, fora de casa, ainda na primeira fase. Esta é a sexta vez que os são-paulinos chegam à final, tendo sido campeões em 1992, 1993 e 2005 e vice em 1974 e 1994.
Na história da Libertadores, o São Paulo já disputou 109 partidas pelo torneio, com 57 vitórias, 27 empates e 25 derrotas. Já o Inter totaliza 58 jogos, com 27 vitórias, 16 empates e 15 derrotas. Com uma final nacional, repetindo o que aconteceu no ano passado, em que o São Paulo foi campeão contra o Atlético-PR, o futebol brasileiro chega a 13 títulos continentais, diminuindo a vantagem da Argentina, que soma 20.
Enquanto o São Paulo pode se isolar como o quarto maior vencedor da Libertadores, atrás apenas dos argentinos Independiente (sete títulos) e Boca Juniors (cinco) e do uruguaio Peñarol (cinco), o Inter
tenta ser o oitavo clube
brasileiro a erguer o troféu do torneio. Além do São Paulo com três títulos, Santos, Cruzeiro e Grêmio venceram duas vezes cada um, e Palmeiras, Flamengo e Vasco da Gama, uma vez cada.
• Confira as campanhas de Inter e São Paulo nesta Libertadores