| 12/08/2006 13h05min
Uma equipe de reportagem da Rede Globo foi seqüestrada nesta manhã em São Paulo. Os criminosos levaram o jornalista gaúcho Guilherme Portanova, de 30 anos, e o auxiliar técnico Alexandre Calado, que estavam numa lanchonete perto emissora, por volta das 8h.
Pelas características do ataque – os bandidos nada roubaram e queimaram o carro utilizado para a ação, a polícia não descarta a hipótese de um seqüestro com envolvimento da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Guilherme havia participado intensamente da cobertura da última onda de ataques do PCC, na segunda-feira passada. De acordo com a Polícia Civil, quatro homens entraram na lanchonete e, armados, obrigaram o repórter e o auxiliar a entrarem em um veículo.Conforme a polícia, o carro da TV Globo, com equipamentos avaliados em mais de US$ 60 mil, ficou aberto na frente da padaria. Nada foi levado. Um veículo usado na fuga, um Vectra, foi encontrado incendiado no mesmo bairro.
– Pode ser, mas é estranho terem agido assim, diretamente seqüestrando. O mais lógico seria primeiro jogarem uma bomba no prédio ou queimarem um carro. Tudo indica que era uma ação direcionada àquelas pessoas – comentou um policial, que pediu para ter o nome preservado.
Segundo testemunhas, havia três ou quatro equipes da Globo na padaria minutos antes do ataque. Depois que todos saíram, ficando apenas Portanova e Calado, os criminosos chegaram. Não teria ocorrido agressão, apenas ameaça armada. Se houver pedido de resgate, o caso ficará aos cuidados da Divisão Anti-seqüestro. Porto-alegrense, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Guilherme Portanova passou pela Rádio Gaúcha, TVCOM e nas emissoras da RBS TV, em Blumenau, Criciúma e Florianópolis. De maio a dezembro de 2005, participou do curso de especialização em Telejornalismo promovido pela ECA/USP em parceria com a Rede Globo. Portanova foi contratado após o curso, trabalhou no plantão da madrugada e atualmente participa também da equipe de reportagem do SPTV 1, jornal do meio-dia da Globo em São Paulo. RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA