| 11/08/2006 14h11min
A seleção brasileira masculina enfrenta a Finlândia neste sábado, às 10h, e no domingo, no mesmo horário, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, pela Liga Mundial de vôlei 2006. Vitória em uma das duas partidas já classifica a equipe para a fase final, de 23 a 27 de agosto, em Moscou (Rússia).
Será a primeira vez na competição que o Brasil poderá contar com todos os seus jogadores, como já aconteceu no ano passado na capital federal.
Na Liga Mundial de 2005, o ponta Giba – que estava com pneumonia – e o meio-de-rede Gustavo – que havia sido liberado mais tarde por seu clube, o Sisley Treviso, da Itália – não participaram dos jogos contra Venezuela, Portugal e Japão, todos fora de casa. Eles só se juntaram à equipe em Brasília, para as partidas contra os portugueses.
Desta vez, Giba está com a equipe desde o início da competição. Já Gustavo se reapresentou esta semana. Ele foi liberado do início da Liga Mundial para cuidar da esposa, Raquel, que se recupera de uma doença chamada linfoma de Hodgkin.
– É um momento especial sempre que o grupo todo se junta. É como se estivessem fechando os elos de uma corrente. Não podemos deixar faltar uma peça ou a corrente se quebra. Com todos de volta tudo flui muito bem. Há um equilíbrio grande no grupo – diz Gustavo.
Na partida contra a Finlândia, o técnico Bernardinho quer dar ritmo à equipe, mas não descarta fazer testes se a classificação for confirmada.
– Precisamos dar ritmo aos jogadores porque temos pouco tempo até a fase final. Mas se vencermos no sábado, posso mudar o time para domingo, com o objetivo de fazer mais testes – disse o treinador.