| 28/07/2002 20h40min
O Grêmio deve fazer três jogos na Europa no começo do mês de agosto. Um amistoso já está acertado. A equipe gaúcha enfrentará o Benfica, em Portugal, no dia 3 de agosto, no Estádio da Luz. Os outros dois jogos podem ser negociados ainda nesta segunda-feira, dia 29 de julho: dia 5, contra o Boa Vista ou o Vitória, de Guimarães, e dia 7, na Inglaterra – com adversário ainda a ser definido.
A viagem para Portugal está marcada para as 18h45min desta quarta-feira. A cota para o confronto diante do Benfica é boa, ainda mais em época de dólar em alta: US$ 40 mil. O jogo seguinte, contra Boa Vista ou Vitória, de Guimarães, depende de poucos detalhes a serem acertados. Já a negociação da partida na Inglaterra estaria mais complicada.
O técnico Tite (na foto, com o zagueiro Fabiano) levará 18 jogadores para a viagem. Cinco importantes atletas do grupo estão fora da lista: Zinho, Fábio Baiano, Gilberto, Rodrigo Mendes e Fernando. Os dois primeiros poderão ser incluídos – se aceitarem a redução de 40% no salário. O lateral-esquerdo Gilberto e o atacante Rodrigo Mendes não viajam porque recuperam-se de lesões. Já o volante Fernando segue interessando ao Villarreal, da Espanha, e, por isso, fica em Porto Alegre aguardando o desfecho ou não da venda.
Tite aproveitará estes jogos para continuar analisando alguns jovens jogadores – como Bruno, autor de um gol contra o RS, na última sexta-feira, Leanderson, Élton e Tavares. Antes de tomar rumo ao aeroporto Salgado Filho, o treinador espera ver resolvido o polêmico assunto redução salarial. Tite não esconde que o grupo está tenso com a situação. Zinho e Fábio Faiano se reúnem nesta segunda com o presidente José Alberto Guerreiro. Roger e Danrlei, outros altos salários do Estádio Olímpico, já teriam se acertado verbalmente com a diretoria.