| 08/08/2006 08h15min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (BOCOG) confirmou nesta terça-feira, a exatamente dois anos do início da competição, que a tocha passará pela primeira vez em sua história pelo topo do Everest, o monte mais alto do mundo.
Na entrevista coletiva, os vice-presidentes do Comitê, Wang Wei e Jiang Xiaoyu, confirmaram que a chama olímpica chegará pela primeira vez ao topo do monte em seu caminho da Grécia até a capital chinesa, que durará vários meses.
A surpresa vinha sendo preparada há anos pelos organizadores, mas até hoje não tinha sido confirmada. Ainda não foi explicado como os atletas farão para levar a tocha a um lugar de acesso tão difícil.
Os dirigentes afirmaram que a tradicional tocha passará por todas as províncias, regiões autônomas e municipalidades da China (no total 31 divisões administrativas), além de Macau e Hong Kong.
Os vice-presidentes também confirmaram a passagem por Taiwan, que também será a primeira da história. Mas ainda há divergências entre as autoridades chinesas e taiuanesas, devido ao conflito político de meio século entre os dois países.
Taiwan, aparentemente, pretende participar das cerimônias. Mas seu Governo quer deixar bem claro que não se trata de uma província a mais da China no trajeto da tocha, e sim de uma nação soberana.
O monte Everest, chamado de Chomolungma em tibetano e Sagarmatha em nepalês, tem 8.844 metros de altura, segundo o cálculo feito por cientistas chineses em 2004 e 2005. Até então, a estimativa era de 8.848 metros. A vertente sul pertence ao Nepal, e a norte, à China.
A China aumentou este ano o número de montanhistas com permissão para escalar a montanha. O objetivo foi aumentar a receita, mas a conseqüência negativa foi o aumento de acidentes, alguns deles mortais
AGÊNCIA EFE