| 01/08/2006 12h10min
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) informou hoje que o Líbano não disputará as Eliminatórias da Copa da Ásia de 2007. A Federação Libanesa justificou alegando porque não pode sequer entrar em contato com seus jogadores, dispersos pelos bombardeios do exército israelense.
Na segunda-feira, a Federação de Futebol do Líbano (LFA) enviou uma carta à AFC em que desistia de participar da Copa da Ásia de 2007 devido às circunstâncias trágicas que vive o país, aos contínuos bombardeios e à impossibilidade de localizar muitos jogadores, refugiados com suas famílias buscando um lugar seguro.
Com isso, a AFC convocou para reunião em caráter de urgência o comitê de competição, que tentará tomar uma decisão definitiva na próxima quinta-feira.
A seleção do Líbano, no Grupo D das Eliminatórias, jogaria no dia 16 de agosto no Bahrein e receberia a mesma equipe no dia 6 de setembro, em Beirute. Completam a chave Austrália e Kuwait.
– Lamentamos não poder participar da Copa da Ásia de 2007, mas milhares de pessoas tiveram de abandonar suas casas, e entre elas estão muitos de nossos jogadores, aos quais nem conseguimos telefonar – disse Rahif Alameh, secretário-geral da LFA.
Alameh também apontou o fechamento do aeroporto de Beirute e a destruição da maioria das principais estradas do país como motivos da desistência.
– Esperamos poder encontrar uma solução para este problema. O Comitê de Competição estudará o caso e tomará uma decisão definitiva – disse John O'Neill, funcionário da AFC.
AGÊNCIA EFE