| 30/07/2006 20h39min
Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Raul Jungman (PP-PE) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) pretendem procurar nesta segunda-feira o presidente da CPI das Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), para discutir os procedimentos a serem adotados pela comissão em relação aos nomes dos quatros deputados que foram apresentados esta semana pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os deputados estão na lista dos campeões em emendas que beneficiaram a quadrilha dos sanguessugas entre 2000 e 2004: João Almeida (PSDB-BA), Aroldo Cedraz (PFL-BA), Arolde de Oliveira (PFL-RJ) e Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG).
Segundo Gabeira, a idéia é propor que a CPI converse com o procurador e o juiz que conduzem as investigações do inquérito no Mato Grosso para saber se há menção aos nomes dos quatro novos parlamentares que foram colocados pela CGU.
– Queremos que a CPI adote o critério de focar a investigação, neste momento, nos mais de 120 nomes que estão incluídos na investigação que já está sendo feita, que inclui muitos deputados que estão na ativa e outros que já não estão. Vamos defender isso para defender a CPI dos bombardeios da luta sucessória – disse Gabeira.
Para Gabeira a apresentação pela CGU de quatro nomes de deputados da oposição, com base na apresentação de emendas e não em provas de envolvimento, parece uma tática do governo.
– É uma tática do governo para tentar universalizar as suspeitas e garantir que os verdadeiros culpados escapem. Vamos defender que se foque o trabalho da CPI nos que já estão sob investigação e só incluir algo se for realmente extraordinário. Não pode ser só por número de emendas. Esse é um critério que nos dá segurança – afirmou.
AGÊNCIA O GLOBO