| 30/07/2006 19h29min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu neste domingo, durante comício em Florianópolis, que o Besc não será privatizado durante sua atual gestão nem em um eventual segundo mandato. A promessa foi feita na presença das cerca de 2,5 mil pessoas que lotaram um dos auditórios do centro de convenções CentroSul.
A garantia de manter o banco público foi um dos pedidos feitos por funcionários ao candidato petista momentos antes do comício, que contou com a presença de prefeitos do PP e do PMDB, partidos que no Estado não estão coligados com o PT do presidente. Batizado de "Plenária Temática voltada para a Educação", o evento procurou destacar as ações do governo federal na área, apresentada como uma das principais prioridades para o desejado segundo mandato do petista.
Em um discurso marcado por ataques ao senador Jorge Bornhausen, presidente nacional do PFL, Lula disse que não tem medo de ser comparado com outro governo em qualquer área. Ele ainda exortou a militância petista a "não abaixar a cabeça" nem "levar desaforo para casa", numa referência às acusações de corrupção envolvendo o PT e partidos aliados.
Criticado pela forma como conduz a política monetária, principalmente pelas altas taxas de juros, o presidente afirmou não ter "vergonha de dizer que os banqueiros ganham dinheiro" no seu governo. Acrescentou que, na sua gestão, "103 mil" novos postos de trabalho são gerados todos os meses.
DIÁRIO CATARINENSE