| 27/07/2006 14h24min
O ex-presidente Itamar Franco declarou apoio ao tucano Geraldo Alckmin nesta quinta-feira. Itamar responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela crise que envolveu seu governo e o PT, que, segundo ele, perdeu sua bandeira ética. Não escondendo o ressentimento com Lula, a quem apoiou na campanha de 2002, Itamar disse que o presidente se transformou num homem arrogante e que é difícil identificar em que momento ele se perdeu.
Segundo Itamar, Alckmin representa a ética, da qual Lula teria se distanciado.
– Decidi apoiar Alckmin pela qualidade de homem público. O governo não cuidou de conduzir essa bandeira e Lula se transformou num homem arrogante. É dificil determinar em qual momento ele se perdeu, são tantos, cada um escolhe o seu. Minas tem de estar alerta. Lula falhou na ética e Alckmin representa a ética. O governo Lula se transformou num feixe de falhas, que qualquer vento leva – disse o ex-presidente.
Após receber o apoio de Itamar, Alckmin rasgou elogios ao ex-presidente. Segundo o tucano, Itamar assumiu o comando do país num momento traumático, após o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, e fez o país avançar com a implantação do Plano Real.
– Esse é um dos melhores momentos desde que comecei a campanha. O apoio do presidente Itamar é uma honra porque ele representa a tradição de Minas de tratar a política como um serviço. Não vou decepcionar o presidente Itamar – disse.
Itamar recebeu Alckmin em seu apartamento em Belo Horizonte e nomeou Henrique Hargreaves para coordenar a campanha do tucano em Minas.
AGÊNCIA O GLOBO