| 19/07/2006 21h09min
O próximo adversário do Inter na Copa Libertadores é um clube sem muita tradição no maior torneio interclubes das Américas. Mas a campanha do Libertad na edição deste ano da competição sul-americana o credencia a brigar pelo título. A equipe do técnico Gerardo Martino garantiu presença nas semifinais da competição ao derrubar com muita autoridade o poderoso River Plate, empatando em 2 a 2 em Buenos Aires e vencendo por 3 a 1 no Defensores del Chaco, em Assunção. Esta partida terminou antes dos 90 minutos por causa de uma confusão nas arquibancadas provocada pela torcida do time argentino, que entrou em conflito com os policiais que faziam a segurança do espetáculo.
A equipe paraguaia terminou a primeira fase da Libertadores em primeiro lugar do Grupo 8 com 11 pontos ganhos, deixando para trás River Plate, El Nacional e Paulista. Nas oitavas-de-final, quem ficou pelo caminho foi o Tigres, do México. as duas partidas nesta fase terminaram empatadas em 0 a 0, e os paraguaios eliminaram os mexicanos nas cobranças de pênaltis.
O destaque do Libertad é o goleiro Bobadilla, que começou na reserva do Paraguai durante a Copa do Mundo da Alemanha, mas com a lesão do titular, Justo Villar, já no primeiro jogo do Mundial ele assumiu a posição.
Atualmente, a equipe ocupa o décimo lugar no Campeonato Paraguaio. Na última rodada o time foi derrotado pelo Cerro Porteño por 3 a 2, em casa. A equipe está disputando a Libertadores em 2006 por ser o último campeão do Apertura paraguaio.
O estádio do clube tem o nome do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Nicolaz Leoz, que é torcedor do Libertad. O primeiro jogo da semifinal entre será disputado no dia 26 de abril, em Assunção, e o segundo na de 2 de agosto, no Beira-Rio.