| 19/07/2006 20h28min
O Instituto Datafolha divulgou hoje nova pesquisa de intenção de voto para o governo de São Paulo. De acordo com o levantamento, o candidato do PSDB, José Serra, ainda venceria no primeiro turno, mas sua vantagem diminuiu em relação ao segundo colocado, Aloizio Mercadante, do PT.
Segundo o Datafolha, Serra tem em julho 48% das intenções de voto contra 15% de Mercadante. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.No levantamento anterior, realizado em maio, Serra tinha 52% das intenções de voto no Estado. Em abril, sua vantagem era ainda maior – 59% e em março a pesquisa do Datafolha apontou 58% das intenções de voto para o candidato do PSDB. Considerando a margem de erro, Serra teria agora entre 46% e 50%. Já o candidato petista, Aloizio Mercadante, apresentou 15% das intenções de voto, em maio; 14% em abril e 11% em março. De acordo com a margem de erro da pesquisa, Mercadante teria atualmente entre 13% e 17% das intenções de voto. O candidato do PMDB, Orestes Quércia, tem em julho 11% das intenções de voto contra 9% de maio, 12% em abril e março. Considerando a margem de erro, Quércia tem entre 9% e 13% das intenções de voto no Estado. Carlos Apolinário, do PDT, registrou 2% em julho, 3% em maio e abril e 5% em março. O candidato tem entre 0 e 4% das intenções de voto em São Paulo, levando em consideração a margem de erro da pesquisa. Anaí Caproni, do PCO, apareceu com 1% das intenções de voto em julho e pode ter entre 0 e 3% das intenções de voto, de acordo com a margem de erro. Nas pesquisas anteriores, a candidata do PCO não apareceu. Já Plínio de Arruda Sampaio, do P-Sol, apareceu com 1% em abril e maio e na pesquisa de julho não pontuou, segundo o Datafolha. Cunha Lima, do PSDC, também não pontuou nesta pesquisa, assim como na anterior. Em março e abril ele havia apresentando 2% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somaram 10% na pesquisa de julho. Eram 11% em maio, 8% em abril e 7% em março. Eleitores que não sabem ou não opinaram chegaram a 11%. Eles eram 8% na pesquisa de maio, 3% na de abril e 7% no levantamento feito em março.Não atingiram 1% das intenções de voto os seguintes candidatos: Mario Luiz (PSB), Pedro Viviani, PMN, Roberto Siqueira (PSL) , Renato Reichmann (Prona), Claudio di Mauro (PV), Tarcisio Fóglio (PSC), Fred Correa (PTN), Sarlli Junior (PAN) e Eder Xavier (PTC).
Mesmo com a vantagem de José Serra, do PSDB, na corrida ao governo de São Paulo, o Datafolha fez simulações para o segundo turno. Se Serra fosse com o candidato do PT, Aloizio Mercadante, ele teria 61% dos votos, contra 26% do petista. Já com o candidato do PMDB, Orestes Quércia, Serra teria 61% dos votos, contra 23% do peemedebista.Foram entrevistados 1.910 eleitores entre os dias 17 e 18 em 56 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal regional Eleitoral (TER) sob o número 2751/2006.
AGÊNCIA O GLOBO