| 18/07/2006 15h51min
O Ministério Público Federal (MP) pediu hoje o indeferimento de três chapas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar a sucessão presidencial em outubro. As de Cristovam Buarque (PDT), Ana Maria Rangel (PRP) e Rui Pimenta (PCO).
No caso da chapa formada pelos senadores Cristovam Buarque (DF) e Jefferson Peres (AM), candidato a vice, o MP afirmou que o pedido de registro de candidatura não foi feito com a documentação necessária. Faltam certidões criminais dos candidatos, essenciais para a verificação do gozo dos direitos políticos e da existência ou não de condenação.
Falta de documentos também é o problema apontado no pedido de registro de candidatura de Rui Pimenta e seu vice, Pedro Paulo Pinheiro. Em relação à Ana Maria Rangel, o MP aponta que, apesar de filiada ao Partido Republicano Progressista (PRP) desde o dia 12 de agosto de 2005, a candidata não foi indicada pelo partido em convenção.
Os candidatos têm 72 horas para regularizar suas situações junto ao TSE. Dia 23 é a data limite para o órgão julgar todos os pedidos de registros.