| 14/07/2006 13h31min
Campeã em 1993, 2001, 2003, 2004 e 2005, a seleção brasileira masculina começa neste fim de semana a luta pelo hexacampeonato da Liga Mundial. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho enfrenta a Argentina amanhã, às 18h, e no domingo, no mesmo horário, no Ginásio Aldo Cantoni, em San Juan, em território argentino.
Depois de dois meses de treinos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema, Bernardinho acredita que a equipe está bem preparada.
– Fiquei preocupado como seriam os treinos no Rio de Janeiro depois do ritmo que adquirimos em dois meses concentrados em Saquarema. Mas foi muito bom, o grupo mostrou estar bastante motivado – diz o técnico.
A equipe treinou de segunda à quarta no Rio de Janeiro e chegou a San Juan ontem. O meio-de-rede Rodrigão acredita que a chave da vitória sobre a Argentina pode ser a tranqüilidade para encarar os erros, que deverão acontecer.
– Estréia é sempre complicado. Precisamos ter tranqüilidade e saber que vamos errar. Não podemos ficar nervosos com os erros – diz o jogador, que destaca no time da Argentina o fato de jogar em casa. – É um time que sabe jogar, não é bobo. A principal força dos argentinos será a vontade de ganhar do Brasil diante da torcida deles – lembra.
Prestes a iniciar sua 10ª Liga Mundial consecutiva, o levantador Ricardinho jura que ainda sente a mesma emoção da primeira, em 1997.
– A Liga Mundial é uma competição especial para mim. Sempre me lembro de quando tinha 15 anos e assisti a um jogo do Brasil no Ibirapuera, em São Paulo. Tenho muito carinho por esta competição – diz o jogador.