| 14/07/2006 03h04min
Três catarinenses começam, neste final de semana, a caminhada na Série C. O Joinville, no Grupo 15, estréia contra a Ulbra, amanhã, em Canoas (RS). Já Criciúma e Marcílio Dias jogam domingo, pelo Grupo 16: o Tigre encara o Brasil, em Pelotas (RS), e o Marinheiro recebe o Novo Hamburgo, em Itajaí. A competição vai até o dia 29 de novembro.
A maioria das 63 agremiações garantiu presença pela colocação nos estaduais. Seis times caíram da Série B de 2005: União Barbarense, Criciúma, Caxias, Bahia, Vitória e Anapolina. E outras sete passaram por seletiva: Barueri-SP, Brasil-RS, Maranhão-MA, Imperatriz-MA, Mixto-MT, River-PI e Flamengo-PI.
Os participantes foram divididos em 16 grupos regionalizados. À exceção do Grupo 1, que terá apenas três clubes (Tuna Luso-PA, ADESG-AC e Rio Negro-AM), todos os outros terão quatro equipes. Os times se enfrentam dentro de cada grupo, em turno e returno. As duas melhores equipes se classificam para a fase seguinte, que terá a mesma
formatação e será
igualmente por região.
O Grupo 15, onde está o Joinville (ao lado dos gaúchos do Caxias e da Ulbra e do paranaense Rio Branco), e o Grupo 16, do Criciúma e do Marcílio Dias (Novo Hamburgo e Brasil, do Rio Grande do Sul, também integram a chave), vão cruzar na segunda fase com grupos que concentram times do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A situação se repete na terceira fase, quando os 16 times classificados serão distribuídos em mais quatro grupos regionalizados. Aí, os dois melhores de cada grupo disputarão a quarta fase em um grupo único, em jogos de ida e volta. O time que somar mais pontos será o campeão e os quatro melhores sobem para a Série B de 2007.