| 10/07/2006 19h20min
A eliminação da Seleção Brasileira nas quartas-de-final da Copa do Mundo, jogando muito mal na derrota por 1 a 0 para a França, teve efeito imediato na exposição do livro do técnico Carlos Alberto Parreira nas livrarias. Desde a semana passada é praticamente impossível achar o livro “Formando Equipes Vencedoras” nas vitrines e stands das principais lojas do país. As informações são do site GloboEsporte.com.
Na livraria Literati do shopping Downtown, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), os livros de Copa saíram da vitrine na última semana. Mas na entrada do estabelecimento há um estande com cerca de 20 títulos sobre a Copa do Mundo. O livro de Parreira não está entre eles.
– Realmente tiramos o livro de exposição. Ele continua à venda, mas não tem sentido ele ficar em destaque, após o desempenho do Brasil na Copa. Tanto que após a eliminação as vendas dele pararam totalmente – diz Krishna Monteiro, sub-gerente da loja.
A situação é parecida na loja New Disc, também no Downtown, onde no dia seguinte à derrota o livro do técnico saiu da vitrine, e na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, onde o produto deixou o estande principal e foi exposto em um no fundo do estabelecimento.
Na rede de livrarias Saraiva, o livro de Parreira também sumiu, mas não foi só ele. Todos os livros, revistas e DVDs relacionados ao Mundial foram retirados dos pontos de exposição. Isso atrapalhou as vendas de forma direta. Desde a eliminação, a procura pelo produto caiu mais de 50%.
A má campanha do Brasil prejudicou tanto as vendas que o presidente da Record, editora do livro, recomendou, em tom de brincadeira, que o título fosse mudado.
– Ele deveria trocar o nome do livro para "Formando equipes perdedoras” ou então trocar apenas o nome do autor para o do Felipão – diz Sérgio Machado ao jornal Diário de S. Paulo.