| 10/07/2006 16h51min
A equipe Honda Racing F-1 Team buscará na cidade americana de Bonneville, entre 17 e 21 de julho, bater o recorde de velocidade de um carro da Fórmula-1 fora dos limites de um circuito, para validar o recorde não-oficial conseguido pelo sul-africano Alan Van Der Merwe no fim do ano passado. Segundo anúncio feito pela escuderia, o carro usado no projeto terá como base o BAR007, utilizado na entrada da escuderia no Mundial de Fórmula-1, em 2005, mas com seu motor e aerodinâmica modificados. A Michelin fornecerá os pneus.
Van Der Merwe, de 26 anos e que conquistou o título da F-3 Inglesa em 2003, pilotará o carro do projeto, que contará com o apoio de técnicos, engenheiros, mecânicos da Honda e Richard Nobre, cujo carro Thrust SCC possui o recorde absoluto de velocidade atual.
As salinas de Bonneville, no estado americano de Utah, foram escolhidas como palco para que a Honda tente conseguir o recorde absoluto de velocidade, o "Formula One Land Speed Record" – cuja marca não-oficial é do brasileiro Antonio Pizzonia, que atingiu os 369,9 km/h no GP da Itália de Monza, em 2004. Segundo Nick Fry, diretor-geral da escuderia, a idéia de realizar o projeto partiu de uma pergunta: Qual é a velocidade máxima de um carro de F-1?
– A questão não soube ser respondida com exatidão pelos técnicos da Honda, e decidimos descobri-la nós mesmos – afirmou Fry.
– Obter este recorde de velocidade não será fácil, a superfície salgada é completamente desconhecida para nós – disse Gary Savage, subdiretor Técnico da Honda e líder do projeto.
AGÊNCIA EFE