| 05/07/2006 12h21min
No terceiro dia do julgamento dos supostos envolvidos no maior escândalo esportivo da Itália nesta quarta, em Roma, foi a vez dos advogados de defesa entrarem em ação. Um dos quatro clubes acusados de favorecimento em partidas do Campeonato Italiano nas duas últimas temporada, a Fiorentina já se declarou vítima do esquema.
– Nós pensávamos que talvez os erros dos árbitros aconteceram por causa de pressões psicológicas. Não sabíamos que tudo fazia parte de um sistema. A Fiorentina é vítima desse sistema – disse Diego Della Valle, proprietário da equipe de Florença.
Além dos clubes envolvidos (Juventus, Milan e Lazio são os outros), 26 pessoas – entre dirigentes, árbitros e auxiliares – estão sendo julgados também por má conduta esportiva. A expectativa é que o resultado do julgamento, em primeira instância, saia no próximo dia 10. Com os recursos, a sentença final sobre o caso deverá ser conhecida até o dia 20. Caso sejam confirmados os rebaixamentos dos quatro times para divisões inferiores, a Federação Italiana de Futebol terá que fazer mudanças na lista dos clubes que jogarão as competições européias.
Na Liga dos Campeões, entrariam Inter de Milão, Roma, Chievo Verona e Palermo. Na Copa da Uefa, os beneficiados seriam Empoli, Parma e Livorno.
Agência Estado