| 05/07/2002 22h09min
O time do Caxias cumpriu a ameaça e, utilizando-se da prefeitura de Caxias do Sul (RS) para não sofrer punição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entrou na Justiça Comum pedindo sua inclusão na Série A do Campeonato Brasileiro.
A ação civil pública deu entrada na 6ª Vara Cível do Foro da cidade nesta sexta-feira, 5 de julho, assinada pelo procurador-geral do município, Vânius Corte. O juiz Antônio Claret Flores Cecatto acolheu a ação e dará seu parecer nos próximos dias. A direção do Caxias vai pressionar para que Cecatto conceda a liminar. Uma outra ação do clube gaúcho consiste em um protesto popular, que será realizado neste sábado, às 10h, em uma praça da cidade.
O Caxias e o Figueirense vinham na brigando na Justiça Desportiva desde o encerramento do jogo ocorrido no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, válido por uma vaga à série A, em dezembro de 2001. Na ocasião, o time catarinense vencia o Caxias por 1 a 0 e garantindo a vaga, quando a torcida alvinegra se precipitou e invadiu o campo aos 46 minutos do segundo tempo, com dois minutos para terminar a partida.
O Caxias entrou com processo no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF e, no dia 11 de abril, ficou decidido que a equipe gaúcha pertencia a série A. Entretanto, o Figueirense exigiu um novo julgamento e reverteu a decisão no dia 20 de junho.