| 03/07/2006 14h06min
A nova assembléia de credores da Varig será realizada no próximo dia 10 de julho. O juiz Luis Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, marcou a assembléia para que a proposta feita pela VarigLog para a compra da companhia possa ser avaliada. Se os credores aprovarem a oferta feita pela ex-subsidiária da Varig, o leilão acontecerá dois dias depois (12 de julho), na sede da Varig, no Rio.
O juiz considerou necessária a convocação de uma assembléia de credores porque o documento apresentado pela VarigLog é diferente do modelo de venda que já havia sido aprovado anteriormente pelos credores da companhia. Segundo Ayoub, o detalhamento da VarigLog está em linha com a Lei de Recuperação Judicial, especificamente com o artigo 60 da lei, que prevê recursos para que a Varig antiga continue a se manter em recuperação judicial.
Os prazos para realização da assembléia e o possível leilão já no dia 12 foram encurtados diante da necessidade de uma solução para a empresa.
Caso haja outras propostas para o leilão, as ofertas só serão válidas se houver apresentação de capacidade financeira, que deverá ser feita por meio de fiança bancária apresentada no momento do lance do leilão. Isso servirá para evitar problemas com os que aconteceram com a NV Participações, que arrematou a empresa, mas por não ter apresentado garantias acabou fazendo com que o leilão nao fosse considerado.
A proposta da VarigLog para aquisição da Varig estará à disposição dos credores para consulta a partir desta terça e até dia 9 de julho, na sede da companhia.
AGÊNCIA O GLOBO