| 05/07/2002 04h19min
A zaga colorada não deverá ficar sem um "xerife" por muito tempo. Uma semana após ter perdido o zagueiro Ameli para o São Paulo, a direção tenta anunciar em breve a contratação do uruguaio Cristian Gonzáles, 26 anos, que joga atualmente no Defensor, no Uruguai. Por outro lado, a vinda de um lateral-direito, antes prioridade para o segundo semestre, pode acabar não ocorrendo. Nenhum dos jogadores analisados até o momento entusiasmou a direção.
Gonzáles vem sendo observado pela comissão técnica há algum tempo. No último final de semana, o auxiliar técnico Luís Carlos Cirne Lima, o Lisca, esteve no Uruguai para obter maiores informações sobre o zagueiro. Antes disso, já havia visto uma partida do atleta e assistido a algumas fitas, e voltou do país vizinho encantado com as atuações do jogador.
– É um zagueiro que tem muita regularidade. Sempre faz uma partida nota 7 ou 8 –exemplifica.
Segundo Lisca, trata-se de um jogador rápido e firme, que joga pelo lado direito da zaga ou até mesmo como um lateral-direito, mas, ressalta o auxiliar, não como ala. O zagueiro já tomou conhecimento do interesse do Inter em contar com o seu futebol e se mostrou disposto a vir para o Beira-Rio. Recentemente, Gonzáles chegou, inclusive, a estar no Rio Grande do Sul, visitando Venâncio Aires em companhia de um amigo. A questão salarial não deve ser empecilho, já que no Defensor ele recebe cerca de US$ 5 mil.
– Não chega a ser um jogador caro – confirma o vice de futebol, Pércio França.
Na lateral-direita, a menos que uma surpresa ocorra nos próximos dias, nenhum nome deve chegar ao Inter para o Campeonato Brasileiro. A direção observou alguns candidatos – entre eles Carlinhos, do Náutico –, mas nenhum empolgou. A política atual da direção é a de não apostar em nenhum jogador de outro clube, e em caso de necessidade, dar chance para os jovens das categorias de base do Inter. Atualmente, o candidato a tal chance seria Thiago Novaes, o único lateral-direito de ofício a treinar entre o grupo principal. No time titular de Guto Ferreira, é o volante Claiton quem segue como titular.