| 30/06/2006 21h12min
Preparando a equipe para a retomada do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes quer aproveitar os dois amistosos que o Grêmio fará contra a Ulbra para definir o substituto do meia Hugo. O primeiro será às 20h30min deste sábado, em Canoas. O segundo jogo será na próxima quinta, dia 6, no Olímpico.
Expulso contra o São Caetano, Hugo terá que cumprir dois jogos de suspensão – contra São Paulo (dia 12) e Fluminense (16). Mano Menezes considera o meia um dos principais responsáveis pela recuperação do time no Brasileirão e admite não dispor de um jogador com as mesmas características do ex-jogador do Juventude.
A solução encontrada pelo técnico pode passar pela mudança do esquema tático. No segundo tempo do amistoso deste sábado, Mano deve repetir a alteração feita em dois coletivos nesta semana, trocando o meia Rafinha pelo atacante Rômulo, os dois candidatos a vaga de Hugo. A opção pelo meia mantém o time no esquema 4-5-1, enquanto a entrada do atacante provoca a mudança para o 4-4-2.
Independentemente do sistema escolhido, Mano Menezes cobrará dos meias e atacantes que ajudem na marcação. De acordo com o treinador, a Copa do Mundo da Alemanha tem demonstrado que essa é uma característica das equipes mais competitivas e o Grêmio precisa seguir o exemplo se pretende lutar por uma vaga nas Copas Sul-Americana ou Libertadores da próxima temporada.