| 29/06/2006 16h55min
O lateral-esquerdo Nuno Valente vai ter uma missão neste sábado em Gelsenkirchen que a maioria das mulheres gostaria de desempenhar: ficar grudado no meia David Beckham durante os 90 minutos do jogo contra a Inglaterra pelas quartas-de-final da Copa do Mundo da Alemanha. O lateral-esquerdo do Everton, de 31 anos, disse estar pronto para evitar os lançamentos perigosos do astro inglês.
– Ele (Beckham) também é muito útil nas bolas paradas. Tanto em faltas como em escanteios – analisou.
Nuno Valente é o jogador menos procurado pela imprensa portuguesa. É apontado como o de menor qualidade técnica diante de Miguel, Ricardo Carvalho e Fernando Meira, os demais defensores.
– Uma pena o Léo (ex-jogador do Santos) não poder fazer como o Deco e atuar pela seleção. Este sim é bom de bola – diz o jornalista Pedro Gomes Souza, da Rádio Renascença, referindo-se ao atleta do Benfica.
Historicamente, a lateral-esquerda sempre foi um problema para Portugal. Rui Jorge, dono da posição na Copa de 2002, que atuou pelo Porto e Benfica, era razoável na marcação, mas não tinha boa presença no ataque. Dimas, seu antecessor, era o contrário: o ex-lateral do Benfica e da Juventus, da Itália, sabia atacar, mas era fraco na marcação.
Luiz Felipe Scolari convocou Marco Caneira, do Sporting, para ser o reserva de Nuno Valente na Copa. Mas, segundo a imprensa portuguesa, caso Portugal siga no Mundial e Felipão não possa escalar Nuno Valente, o mais certo é que o lateral-direito reserva Paulo Ferreira seja deslocado para o lado esquerdo da defesa.
Nuno Valente não será o único a se preocupar com David Beckham. Durante a semana nos treinamentos no campo do Klosterpforte Hotel, em Marienfeld, Felipão exigiu muito dos zagueiros Ricardo Carvalho e Fernando Meira nas bolas altas. Meira chegou a passar a mão na cabeça durante o treino de quarta-feira à tarde por causa de dores devido às inúmeras bolas rebatidas.
Agência Estado