| 29/06/2006 16h01min
A seleção brasileira feminina adulta enfrenta o México nesta sexta, às 17h, pela segunda rodada da Copa Pan-Americana, que está sendo disputada em San Juan, Porto Rico. A competição serve de preparação para o Grand Prix, no qual o Brasil buscará o hexacampeonato, a partir de agosto.
A seleção fez seus primeiros treinos em Porto Rico nesta quarta e quinta. O técnico José Roberto Guimarães conta que enfrentará o México pela primeira vez no comando da seleção feminina, a qual dirige desde 2003.
– É sempre mais complicado enfrentar um adversário que conhecemos pouco. Elas não costumam participar das grandes competições internacionais. Mas isso faz parte do contexto da competição – explica o treinador.
O Brasil disputou as duas últimas edições da Copa Pan-Americana com a equipe juvenil, que no ano passado conquistou a medalha de bronze
enfrentando seleções adultas. Mas nesta temporada, Zé Roberto utilizará a competições para
observar algumas jogadoras visando os principais
desafios da temporada: o Grand Prix, em agosto; e o Campeonato Mundial, em novembro.
Do grupo que venceu a Montreux Volley Masters e o Torneio de Courmayeur, nas últimas semanas, sete atletas estão jogando em Porto Rico:
Renatinha, Valeskinha, Dani Lins, Arlene, Mari, Carol Gattaz e Fabiana, Joycinha, Marcelle, Natália, Fernanda Garay e Thaisa completam o grupo.
O Brasil está no grupo A, que além de República Dominicana conta com Costa Rica, México, Porto Rico e Canadá. No grupo B estão Estados
Unidos, Barbados, Venezuela, Peru, Cuba e Argentina. As equipes de cada grupo se enfrentam em turno único e o primeiro colocado estará
classificado antecipadamente para a semifinal.