| 29/06/2006 15h30min
Enfim uma boa notícia para o tênis brasileiro em Wimbledon. Depois das precoces eliminações na chave de simples, com Marcos Daniel e Flávio Saretta, coube ao mineiro André Sá a primeira vitória do país no Grand Slam disputado em quadras de grama. E ela veio em grande estilo nesta quinta-feira.
Pela chave de duplas, Sá e o paraguaio Ramón Delgado derrotaram os fortes poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, cabeças-de-chave número dez, por 3 sets a 2, com parciais de 2/6, 6/4, 6/3, 4/6 e 6/3. Além da virada após o primeiro set, eles saíram atrás na quinta parcial ao ceder quebra, mas reverteram a desvantagem.
A vitória é surpreendente pelo fato de Sá e Delgado terem passado por dois jogos no qualifying. Agora, na segunda rodada, enfrentam quem passar do duelo entre Zack Fleishman/Robert Smeets e Colin Fleming/Jamie Murray, que entram em quadra ainda nesta quinta-feira.
Sá e Delgado jogam juntos pela terceira vez neste ano. Eles pararam nas quartas-de-final no challenger de Florianópolis e foram vice em Bogotá. O mineiro, por sua vez, foi campeão do challenger de Atlanta, ao lado de Hugo Armando, e conseguiu bons resultados ao lado de Gustavo Kuerten, como a semifinal na Costa do Sauípe e duas vitórias pela Copa Davis, contra Peru e Equador.
Em simples, Sá não conseguiu a vaga na chave principal ao ser eliminado ainda na segunda rodada do quali pelo norte-americano Jesse Witten. Em Wimbledon, viveu sua maior glória da carreira, ao garantir quartas-de-final em 2002.
GAZETA PRESS