| 03/07/2002 10h38min
Pentacampeão mundial, o Brasil recuperou nesta quarta-feira, dia 3 de julho, a liderança do ranking mundial de seleções da Fifa. A Seleção havia perdido o primeiro lugar na lista para a França, campeã do Mundial de 1998, e para a Argentina, de brilhante desempenho nas Eliminatórias. Na Copa 2002, entretanto, a história foi cruel para franceses e argentinos, que se despediram da Ásia na primeira fase. Já os brasileiros conquistaram sete vitórias consecutivas (100% de aproveitamento) para levantar a taça pela quinta vez na história (na foto, a comemoração em Brasília na volta da Seleção).
Os vice-campeões da seleção da Alemanha subiram seis posições e voltaram a figurar entre os 10 melhores do mundo, ocupando o quinto lugar. O time do melhor jogador do Mundial, o goleiro Oliver Kahn, teria chegado ao segundo lugar no ranking em caso de vitória sobre o Brasil na final.
Outras equipes se deram bem no Mundial, subindo diversas posições no ranking da Fifa. A maior evolução foi, claro, da quarta colocada Coréia do Sul, que chegou ao 22º lugar ao subir 18 postos e tornar-se a seleção número 1 da Ásia. A Turquia, terceira colocada na Copa, chegou à 12ª posição na lista (subindo 10), enquanto a Inglaterra, mesmo eliminada pelos brasileiros nas quartas-de-final, subiu quatro posições e assumiu o oitavo lugar.
O próximo ranking da Fifa será divulgado no dia 14 de agosto deste ano.