| 23/06/2006 13h24min
A Fifa irá mudar o modo de cálculo da classificação mundial feita mensalmente, muito criticada por autoridades futebolísticas devido a certas incoerências, anunciou nesta sexta-feira o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter.
– O funcionamento da classificação será modificado: levará em conta os resultados dos últimos quatro anos e não mais os oito, como é hoje – disse Blatter, em Berlim, durante uma coletiva de imprensa.
– A nova regra será apresentada no dia 6 de julho – precisou Blatter, que ressaltou que os Estados Unidos, atualmente o quinto da classificação da Fifa, o decepcionou muito – os norte-americanos foram eliminados logo na primeira fase.
Entre as incoerências denunciadas com freqência pelas autoridades, destaca-se o grande favorecimento ao quarto colocado (México) e a falta de respeito para com o time alemão, atualmente em décimo nono. A reclamação se deve, principalmente, ao fato de a seleção mexicana só ter participado de amistosos nos últimos dois anos, com exceção da Copa das Confederações, em 2005.
Agência Estado