| 23/06/2006 10h28min
A primeira penitenciária federal de segurança máxima, localizada em Catanduvas, no oeste do Paraná, será inaugurada hoje. Segundo o Globo Online, os primeiros presos chegam em julho. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, participará da cerimônia de inauguração.
A penitenciária em Catanduvas tem 12 mil metros quadrados e custou ao governo federal R$ 20 milhões. A obra, que faz parte do plano de segurança nacional, começou em janeiro de 2005 e deveria ter ficado pronta em um ano.
A principal diferença em relação a outros presídios está nos equipamentos de segurança. Em vez de muros, o presídio tem cercas metálicas com lâminas afiadas.
A maioria dos agentes penitenciários tem curso superior. São 160 homens e mulheres com salário de R$ 4 mil reais, contratado por concurso público e que receberão treinamento especial.
Outras quatro penitenciárias federais serão construídas até o início de 2007. As unidades de Campo Grande (MS) e Mossoró (RN) ficam prontas no próximo semestre, seguidas da de Porto Velho e do Espírito Santo.