| 23/06/2006 07h48min
O jornal esportivo Sankei Sports afirma hoje que a Associação de Futebol japonesa está fechando as negociações com o técnico francês Didier Deschamps para que ele assuma o posto de Zico à frente da seleção japonesa. Segundo o jornal japonês, outros candidatos são o técnico da seleção alemã em 2002, Rudi Voeller, e Matthias Sammer, diretor esportivo também da Alemanha, que no entanto tem contrato para os próximos cinco anos.
O jogo de ontem contra o Brasil, em que o Japão foi eliminado da Copa do Mundo após perder por 4 a 1, marcou o fim da Era Zico na seleção japonesa. Ele assumiu o cargo depois da Copa de 2002, substituindo o francês Philippe Troussier.
Zico já havia participado de quatro Mundiais: três como jogador (1978, 1982 e 1986), e um como coordenador técnico (1998). Ele conseguiu classificar a equipe japonesa para a Alemanha e ainda ganhar o título de campeão da Ásia.
Agora, Zico, de 53 anos, deve tentar a sorte no futebol europeu, que já conhece por sua bem-sucedida passagem pela Udinese, da Itália (1983/1986). Deschamps, de 36 anos, deixou em setembro seu cargo de treinador do Monaco, clube a que chegou em 2001, em seu primeiro trabalho como técnico, após uma brilhante carreira como jogador. Ex-capitão da seleção francesa e jogador, entre outros, do Olympique de Marselha, Chelsea, Juventus de Turim e Valencia, Deschamps há duas temporadas classificou a sua equipe para a final da Liga dos Campeões, que perdeu para o Porto.
AGÊNCIA EFE