| 26/06/2002 22h45min
Num jogo de muitos gols, o Figueirense venceu a Chapecoense por 5 a 4 e ficou perto das finais do returno do Octogonal do Catarinense 2002. Com a vitória, o alvinegro se isolou na liderança, com 14 pontos, e agora só perde a vaga se for goleado em casa pelo Tubarão e se o Criciúma golear o Marcílio Dias na última rodada, no sábado, 29 de junho. Já o Verdão, mesmo jogando no Estádio Regional Índio Condá, conheceu sua quinta derrota seguida, permanecendo com três pontos na tabela.
O primeiro tempo começou corrido, com as duas equipes procurando o gol, apesar do mau estado do gramado no Regional Índio Condá. A Chapecoense levava mais perigo e, depois de criar duas boas chances, abriu o placar aos 28 minutos. Moisés, de 39 anos, aproveitou falha da zaga alvinegra para fazer seu segundo gol no campeonato. O Figueirense respondeu aos 32. Depois de Marquinhos Paraná acertar a trave, William cobrou escanteio, e Fransérgio empatou.
No intervalo, apenas o técnico Roberval Davino mexeu na equipe, trocando Patrício por Marcelinho e Selmir – que saiu com dores no ombro – por Dauri. As mudanças deram certo. Aos oito minutos da etapa final, o Figueira virou o placar numa bela cobrança de falta de Marcelinho. Dois minutos depois, o árbitro João Fernando da Silva expulsou Oliveira, do Verdão, e Renato Martins.
Aos 14, a Chapecoense empatou de novo a partida. João Pedro aproveitou confusão na área para fazer 2 a 2. Aos 21, André Silva (na foto, de branco) fez fila, marcou um golaço e pôs o Figueira mais uma vez na frente. Mas o Verdão não se entregou, e Alex, que acabara de entrar, empatou novamente aos 24.
Aos 40, depois de a bola passar por todo o ataque alvinegro, Marcelinho empurrou para o fundo das redes, marcando o quarto gol alvinegro. Aos 46, Marcelinho lançou Dauri, que anotou o quinto gol. E, aos 48, Alex marcou pela segunda vez para a Chapecoense e deu números finais ao jogo: 5 a 4.
• Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense 2002 no especial do clicRBS