| 13/06/2006 19h13min
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou para esta quarta-feira, às 13h, a sessão do Congresso Nacional para a leitura do requerimento que cria a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI), destinada a investigar a compra superfaturada de ambulâncias, feita por meio de emendas parlamentares. A fraude foi descoberta pela Operação Sanguessuga, da Polícia Federal.
Segundo Calheiros, se não for apresentada questão de ordem para impugnar a criação, a CPI será automaticamente instalada, sendo necessário apenas a publicação do requerimento no Diário do Congresso, o que deve ocorrer na quinta-feira. O senador disse ainda que a comissão, proposta pelo PPS, PV e P-Sol, seguirá o rito normal de instalação de CPIs.
Ele ressaltou que, embora a comissão possa ser criada em um ano eleitoral, os trabalhos devem ser facilitados, uma vez que o Ministério Público e a Polícia Federal estão investigando a compra de ambulâncias superfaturadas há mais de dois anos.
A comissão deverá funcionar por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. A partir da aprovação, os líderes partidários devem indicar os integrantes. Se os líderes não fizerem as indicações, caberá ao presidente do Congresso indicar os integrantes da CPI.
AGÊNCIA BRASIL